Blog

A tecnologia nos conecta Fique por dentro de tudo que rola em nosso blog

As 6 principais tendências de tecnologia para 2018

A tecnologia é uma realidade e uma necessidade, cada vez mais, presente nas empresas. Embora, por muito tempo, o que de mais moderno existisse satisfazia apenas indivíduos em busca de diversão, hoje, se tornou bastante útil a empreendimentos de todos os portes e segmentos de mercado.

Por isso, vale a pena acompanhar as novidades. E para estar por dentro do assunto, confira neste artigo as 6 principais tendências de tecnologia para 2018 nos tópicos a seguir:

·Internet das coisas

·Inteligência artificial

·Realidade virtual e realidade aumentada

·Blockchain

·Internet de fibra óptica

·Software ERP

1 - Internet das coisas

Também chamada de IoT, do inglês Internet ofThings, a internet das coisas consiste em objetos se comunicam com o ambiente onde estão por meio da internet. Embora ainda dê os primeiros passos, abre uma imensa gama de oportunidades, podendo ser implantada em atividade relativamente simples e em tarefas mais complexas.

Exemplos são as portas que se abrem de modo automático, bem como os sensores de presença, luz e temperatura. Outra forma de aplicar a internet das coisas é por meio dos comandos por apps inteligentes. Assim, com ela é possível conferir mais segurança a empresas e tornar o atendimento ao seu público alvo mais eficiente.

A IoT pode, inclusive, colaborar com a gestão de equipes, ao ter os seus funcionários integrados através de aparelhos móveis inteligentes. Essa nova tendência consegue até mesmo ser usada em sensores para avisar sobre a entrada, além da presença e afastamento de um colaborador no ambiente de trabalho.

2 - Inteligência artificial

Essa é mais uma tendência tecnologia que em 2018 promete ganhar mais espaço, já que não é uma novidade, mas é implantada em passos lentos. Na verdade é uma tecnologia estudada há muito tempo, mas em breve pode estar mais próxima do que se imagina.

Basicamente, a inteligência artificial consiste em sistemas que têm a capacidade de aprender, adaptarem-se e até mesmo trabalharem de maneira autônoma. Essa tecnologia pode ser exemplificada com os chatbots, drones e veículos autônomos.

Como muitas das demais tecnologias, é um custo relativamente alto, mas que se converte em economia, no longo prazo, com a redução de quadro de funcionários e otimização de processos, entre outros benefícios.

3 - Realidade virtual e realidade aumentada

Embora jovem, o mercado da realidade virtual e da realidade aumentada talvez seja um dos que mais chama a atenção dos consumidores, por isso, é uma tendência para as empresas estarem bem atentas. A aplicação também é imensa, não se resumindo aos games e demais setores do entretenimento.

Empresas em geral podem usar essas tecnologias para terem mais interatividade com o público alvo, oferecendo experiências únicas. Essas inovações podem ser usadas ainda para que a sua equipe seja mais produtiva, os processos de design sejam melhores desenvolvidos e os funcionários recebem treinamento com mais praticidade.

4 - Blockchain

Mais uma das principais tendências de tecnologia para 2018 é o blockchain, ou seja, a base por onde as moedas digitais circulam. Mesmo sendo controverso, não deixa ser atrativo, uma vez que promove uma total mudança no modo como ocorrem os mecanismos centralizados de transação e manutenção de registros.

Dessa forma, tem potencial para ser usado como base de negócios digitais em empresas novas e até nas tradicionais. Afinal, consiste em um banco de dados descentralizado e seguro que pode armazenar transações com eficiência, além de ser permanente e verificável.

5 - Internet de fibra óptica

Essa é uma tendência mais próxima, já que, aos poucos, a fibra óptica está sendo implantada de forma generalizada, inclusive, pela demanda, cada vez maior, por largura de banda para dar conta da geração de conteúdo. Além de qualificar o transporte de dados, permite que um maior volume seja transportado.

Hoje em dia, é praticamente impossível pensar em empresas que ainda não façam uso da internet. Até na hora de realizar tarefas básicas, como enviar as notas fiscais eletrônicas para o governo.

6 - Software ERP

Mais uma tendência tecnológica bastante disseminada, mas ainda com potencial para o crescimento são os softwares ERP. Atualmente, são as soluções mais modernas para gerenciar o escritório da sua empresa, uma vez que informatiza os dados, conecta os setores e automatiza os processos.

Assim, a produção da sua empresa cresce, com mais dinamismo e eficiência. O sistema ERP que além dessas vantagens é online e totalmente seguro.

0 comentários
Deixe seu comentário
* Campos obrigatórios
Conecte-se a tudo que você ama Venha para a Unifique Onde você está?
Nós ligamos para você Informe seus dados e um de nossos consultores entrará em contato com você. Clique aqui