Para inovar, é preciso criatividade. E, para empreender, muitas vezes, é necessário aquele “empurrãozinho” em forma de incentivo que faz toda a diferença. Pensando nisso, o Programa Inova Startups, realizado através de uma parceria entre Unifique, Bossa Invest, Sebrae Nacional, Sebrae Santa Catarina e Raja Ventures, une investimento e capacitação para startups de todo o Brasil.
A iniciativa ocorre em três fases e envolve preparação, tração e acesso das startups ao mercado. No total, R$ 11 milhões serão investidos no projeto, que beneficia diretamente 17 negócios, fomentando o mercado e promovendo conexões importantes em diversos setores da economia.
Para trazer ainda mais visibilidade para as startups contempladas, no sábado (20), durante as atividades do Dia Mundial da Criatividade, em Timbó, no Vale do Itajaí, representantes de cada uma das startups participantes do Programa Inova subiram ao palco para apresentar suas soluções, nos segmentos de marketing, inteligência artificial, e-commerce, mercado pet, saúde, entre outros. Cada startup teve três minutos para resumir seu core business e, o resultado foi uma manhã repleta de histórias inspiradoras, insights importantes e, claro, muito network.
“A missão da Unifique é facilitar a vida das pessoas. Com essa parceria, podemos chegar ainda mais longe”, afirmou o Gerente de Inovação e Novos Negócios da Unifique, Leonardo Peters, durante o evento.
Entre os cases apresentados, destacou-se a ideia inovadora da administradora, Martha Franciny Rodrigues, da capital catarinense, Florianópolis. Atenta ao crescimento do mercado pet no país – atualmente, já são mais de 150 milhões de pets nos lares brasileiros –, ela criou a startup Guapeco, que consiste em um plano de saúde pet como benefício corporativo. “Mais de 60 empresas já aderiram e, para nós, é um privilégio termos grandes nomes como o da Unifique acreditando em nosso projeto”, declarou.
Leia também > Como uma casa inteligente pode transformar seu estilo de vida?
Outra ideia inovadora que chamou atenção do público foi a startup We Conecta, que usa a Inteligência Artificial para detectar riscos e promover a prevenção do câncer. “As pessoas chegam ao médico em um estágio muito avançado da doença. Nossa ideia é promover a investigação para gerar prevenção e diagnósticos precoces”, comenta o CEO, Marcos Felipe Amaral dos Santos, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Todos os cases apresentados refletem o momento atual da Unifique: foco em expansão, diversificação do negócio e aproximação com a comunidade.
Leia também >Inteligência Artificial: os benefícios da IA para empresas
Conheça todas as startups selecionadas
Armatore Market + Science: Deeptech especializada na análise de consumo utilizando Inteligência Artificial para gerar insights profundos sobre comportamentos de consumidores.
DataSpoc: Plataforma de soluções de Inteligência Artificial que ajuda o varejo e mercado financeiro (B2B2C) a prever e antecipar tendências usando inteligência de dados.
Dropify: Plataforma que permite que lojistas virtuais vendam produtos sem a necessidade de estoque físico, conectando Fornecedores com Lojistas virtuais que desejam revender produtos de grandes marcas na internet de maneira automatizada.
Easy Alert: Plataforma que une síndicos e construtoras para gestão de manutenções em condomínios.
Emanda: Plataforma que aumenta as vendas de lojas Virtuais através de campanhas de Remarketing por Email e SMS com uso de Inteligência Artificial para criação e envios hipersegmentados.
Gryfo: Plataforma de biometria facial, fornecendo APIs e bibliotecas mobile para integrar em produtos de tecnologia para identificação de pessoas evitando fraudes de autenticação.
Guapeco: Plano de saúde pet em forma de benefício corporativo.
Hablla: ferramenta de marketing conversacional que automatiza os principais canais de comunicação, incluindo o whatsapp.
Hiperbanco: Fintech que oferece diversos serviços financeiros, com destaque para o produto “Banco Digital Whitelabel”.
OMD: Sistema para Ouvidorias e Canal de Denúncias.
SenseUp Tech: Plataforma para otimizar a maneira como as organizações interagem com os dados usando microintegrações para orquestrar diferentes fontes de dados, consumidores e fluxos de dados em apoio aos processos e à tomada de decisões.
SimpleWay: Plataforma para governança e privacidade de dados, atendendo pequenas e grandes empresas.
Sismetro: Plataforma para gestão de manutenção, cuidados e ativos nas empresas.
Tecpet: Plataforma para gestão de dados, ordens, produtividade e clientes, com chatbot para vendas de petshops e pequenas clínicas pet.
Viu Review: Plataforma que organiza streaming em um lugar e gera recomendações ao consumidor.
WeConecta: Plataforma de Inteligência Artificial para risco e prevenção de câncer, visando o diagnóstico precoce.
XRProj: Plataforma para criar conteúdo imersivo em programar, acessível em Metaverso ou online.
Leia mais > Unifique é destaque no Primeiro Anuário da Certificação Lixo Zero no Brasil
Conheça as startups investidas pela Unifique