O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou recentemente o lançamento do aplicativo "Celular Seguro", uma ferramenta inovadora que visa facilitar o registro de ocorrências e o bloqueio de aparelhos em casos de furto ou roubo, contribuindo assim para a redução desse tipo de crime.
Como Instalar o Celular Seguro?
Para adotar essa camada adicional de segurança, basta acessar a loja de aplicativos do seu smartphone, procurar por "Celular Seguro" e realizar a instalação. O aplicativo está disponível tanto para dispositivos Android quanto para iPhones.
Funcionalidades do Aplicativo
Ao iniciar o aplicativo, os usuários deverão fazer login em sua conta oficial no site do Governo Federal, gov.br. Após o login, serão apresentados os Termos de Uso e Privacidade, que devem ser aceitos para prosseguir com o uso da ferramenta.
Uma característica interessante do Celular Seguro é a possibilidade de cada usuário indicar contatos de confiança. Essas pessoas terão a capacidade de efetuar bloqueios da linha telefônica em caso de roubo, furto ou extravio do aparelho. O cadastro de contatos de confiança é opcional, e essas pessoas não terão acesso aos dados do celular, podendo apenas comunicar o crime através do site ou do próprio aplicativo, resultando no bloqueio imediato do aparelho e de aplicativos.
Vantagens Principais
As vantagens do Celular Seguro são expressas pelo secretário-executivo da pasta, Ricardo Cappelli. Ele destaca que, após o bloqueio, os celulares roubados se tornarão "um pedaço de metal inútil". Com apenas um clique, a vítima pode enviar um aviso simultâneo para a Anatel, bancos, operadoras de telefonia e outros aplicativos parceiros. Essa ação rápida e eficiente visa transformar o dispositivo em algo sem valor para os criminosos.
Gostou do artigo? Acompanhe as novidades aqui