Você sabe quais são os top 10 negócios em 2019? Pois esse é o tema deste artigo. Talvez seu perfil empreendedor se enquadre em uma dessas oportunidades, então a sugestão é ler até o final.
Boa sorte!
1 - Franquias
Você sabia que o Brasil ocupa as primeiras posições no ranking mundial do segmento de franquias? Até 2016, mesmo na crise, o setor crescia, em média, 12,3% ao ano.
A razão desse crescimento é que a franquia é um modelo de negócio que entrega ao franqueado uma maior segurança. O investimento é feito num negócio já consolidado no mercado, com uma marca conhecida e um modelo de gestão, identidade visual e atendimento consagrados.
O franqueado faz um investimento, passa por treinamento e recebe as mesmas ferramentas usadas pelo franqueador. Tudo isso torna a franquia um investimento de baixo risco, com potencial de lucro. Só é preciso ter cuidado com a escolha da franquia e com o tempo que você levará para recuperar o investimento.
2 – Orgânicos
O setor de orgânicos está entre os negócios que mais crescem no país, a uma taxa de 20% ao ano. Só o setor de alimentos vem movimentando, anualmente, cerca de R$ 3 bilhões.
O setor se enquadra na demanda da sociedade por políticas sustentáveis, que deve se intensificar nos próximos anos. Os alimentos e outros produtos orgânicos, como cosméticos, são produzidos sem a utilização de agrotóxicos, pesticidas e produtos químicos na fabricação.
Para quem gosta de alimentação natural e sustentável, é um ótimo ramo para investir.
3 – E-commerce
Falando em orgânicos, se você criou uma linha de produtos orgânicos de fabricação artesanal, algo exclusivo e diferenciado, o e-commerce é o canal ideal para chegar aos seus futuros clientes. Abrir uma loja virtual é barato e não é tão difícil de operacionalizar assim.
Aliás, o e-commerce é o caminho para quem tem algo novo a apresentar ao público consumidor. Além disso, continua crescendo. Em 2019, o crescimento do setor pode chegar a 16%.
4 – Biojoias
Falando em combinação perfeita, outro segmento sustentável que está entre as grandes promessas de muito lucro em 2019 é o de biojoias.
Trata-se de uma combinação de bom gosto com sustentabilidade, que combina pedras, folhas e outros materiais orgânicos, que surgem em bijouterias. Para quem tem um bom portfólio de produtos, criar uma loja online exclusiva pode ser um caminho para consolidar a marca e multiplicar clientes.
5 - Aplicativos e Tecnologia Disruptiva
Se o seu negócio é tecnologia e inovação, comece a pensar em soluções que fujam dos padrões normais do que é entregue pelo mercado.
Estamos falando de coisas como o surgimento da TV paga, do Netflix, do Uber, dos Marketplaces. O importante é propor algo fora dos padrões aceitos para solucionar, com alguma vantagem, os mesmos problemas.
6 – Automação
Ainda para quem é da área de tecnologia, uma sugestão de ouro é investir em ferramentas de automação, sobretudo para startups e pequenas empresas.
Fala-se o tempo todo em automação, mas não é discurso vazio. A automação de processos mostra a que veio, melhorando a produtividade e reduzindo custos, tudo que qualquer empresário mais busca.
Os melhores
ERPs do mercado disponibilizam diversos recursos de automação, como emissão e arquivamento automático de notas fiscais, emissão automática de
boletos e
integração contábil.
7 – Alimentos sem glúten e lactose
Depois que o ser humano descobriu a intolerância a glúten e lactose, os organismos humanos intolerantes se multiplicaram. Embora as grandes marcas tenham percebido a oportunidade e criado produtos para atender a esse público, a verdade é que ainda é possível descobrir nichos a serem explorados com criatividade.
8 – Mercado de pets
Eis um ótimo negócio para quem gosta de animais de estimação. Embora já seja um mercado bastante maduro, não para de crescer e as oportunidades são muitas, passando pela criação de produtos, lojas físicas, e-commerce, clínicas veterinárias e serviços.
9 – Marketing Digital
Ao mesmo tempo em que cada vez mais empreendedores correm para o meio digital, atraídos pela promessa de retorno mais rápido e abundante com custos baixos, há aqueles que se perderam pelo caminho e buscam ajuda.
Quem trabalha com consultoria, design, marketing estratégico e conteúdo de alto nível que se apresente, porque a demanda não para de crescer. É outro setor que apresenta um raro e fabuloso crescimento médio anual acima da marca dos 20%.
10 – Consultoria empresarial
Falando em negócios, o Brasil segue sendo o país dos empreendedores. Pode parecer estranho que um país em permanente crise econômica apresente crescimento do segmento empreendedor. Por outro lado, é preciso considerar se não são as próprias relações de trabalho decorrentes dessa crise uma das responsáveis pelo crescimento do empreendedorismo.
O fato é que, num cenário de escassez de consumo, em que há superoferta, a exigência por competitividade é muito maior. Por isso, o mercado de consultoria empresarial vai crescer entre as startups e pequenas empresas, que precisam qualificar sua gestão, mas não têm condições de absorver profissionais.
O foco é estratégia, organização e processos.