Blog

A tecnologia nos conecta Fique por dentro de tudo que rola em nosso blog

Previsão de Interferência Solar no sinal de TV por Assinatura

Entre os dias 05 e 15 de setembro, haverá interferência solar nos sinais gerados pelos satélites das operadoras de TV por assinatura. Por isso, seu sinal de TV poderá ficar interrompido por alguns minutos durante o dia neste período. Entre as 10 e as 16 horas, os canais poderão ficar até 10 minutos fora do ar. O fenômeno, chamado de Sun Outage, afeta o caminho entre o satélite de comunicações e a antena da Unifique.

A interferência solar é um fenômeno com duração de alguns minutos, em que ocorre a degradação da qualidade do serviço, ou mesmo a interrupção de uma comunicação via satélite. Ocorre em duas ocasiões do ano próximos aos equinócios de outono e da primavera (geralmente nos meses de março e setembro).

O satélite movimenta-se numa órbita ao redor da Terra que, por sua vez, movimenta-se ao redor do sol. Em algumas épocas do ano, o sol, em seu movimento aparente no céu, passa por trás do satélite, provocando uma interferência nas antenas das estações e, consequentemente, a interrupção de recebimento dos sinais.

Interferência solar é um fenômeno solar bastante comum que acomete tudo que esteja ligado a telecomunicações usando satélite geoestacionário. Ele interfere nas transmissões de TV por satélite, nas comunicação entre os controladores de voo e os pilotos, em redes de telefonia e de comunicação de dados.

O fenômeno é absolutamente inevitável mas previsível, basta calcular quando irá acontecer a interferência para o satélite do qual você recebe sinal na localidade em que você mora. Na internet, existem diversas tabelas e ferramentas disponíveis para este tipo de cálculo.

0 comentários
Deixe seu comentário
* Campos obrigatórios
Conecte-se a tudo que você ama Venha para a Unifique Onde você está?
Nós ligamos para você Informe seus dados e um de nossos consultores entrará em contato com você. Clique aqui