Blog

A tecnologia nos conecta Fique por dentro de tudo que rola em nosso blog

Qual tipo de conexão com a internet se encaixa com as suas necessidades?

Quem não se lembra de ter que esperar longos minutos para conectar-se à internet, ouvindo aquele sinal de conexão discada? Velhos tempos, porém, não tão bons assim. O sinal era instável e de baixa velocidade, as tarifas eram altas, além de inviabilizar o uso do telefone ao mesmo tempo em que se navegava. Desde lá, o sinal e a tecnologia evoluíram muito, facilitando a vida e o trabalho de todo mundo.

Revivendo a internet

Tudo começou no Dial Modem (ou internet discada - esta que nos referimos acima). O internauta necessitava de uma linha telefônica e um modem para se conectar à web. Sua velocidade não passava de 56 kbps e tornava muito difícil o envio e o download de documentos pesados, por exemplo, baixar uma foto digital, então, era uma missão quase impossível.

Aí que surgiu a conexão xDSL, um tipo evoluído da internet discada porém com a vantagem de poder utilizar o telefone ao mesmo tempo em que o usuário navegava pela internet. Chamada de banda larga, o serviço dispunha de uma velocidade que variava de 56 kbps a 24 mbps - considerada altíssima na época!


A internet a cabo

Quem revolucionou e popularizou o acesso à internet foi mesmo o sinal a cabo. Isto porque este tipo de conexão utiliza o mesmo cabo que chega à TV por assinatura onde trafegam, ao mesmo tempo, o sinal da televisão e os dados de internet.

A disponibilidade do sinal de internet provém do cabeamento previamente instalado na sua região. Para disparar o sinal de internet na sua residência ou empresa, o serviço necessita de um modem e um roteador wireless oferecido pela empresa contratada.

Também denominada banda larga, um dos grandes pontos positivos da internet a cabo é a rapidez de conexão. A velocidade varia de acordo com a assinatura do pacote de dados.

A internet via rádio

Já internet via rádio é uma alternativa de internet banda larga via ondas de rádio, as mesmas utilizadas pelas rádios AM e FM. A grande vantagem deste tipo de internet é a amplitude de disponibilidade de conexão para cidades onde a internet a cabo ainda não chegou.

Funciona da seguinte forma: o sinal é emitido de uma torre de rádio e chega até uma antena instalada no alto do seu prédio, casa, condomínio ou empresa. O sinal percorre o cabo, é recebido no ambiente por uma fonte de energia e disparado para os dispositivos por um roteador wireless ou diretamente pelo cabo.

A velocidade para downloads e uso também depende do pacote de dados acordado com a empresa provedora. A Unifique, por exemplo, disponibiliza planos de até 4 Mb para internet via rádio.

A internet via fibra óptica

Muita gente coloca no mesmo patamar a internet via cabo disponível no mercado com o cabo de fibra óptica. Considerada de última geração, a internet via cabo de fibra óptica é muito mais vantajosa do que qualquer outro tipo.

Em primeiro lugar, o material utilizado para revestir o cabo é muito mais resistente, evitando rompimentos e estragos em todo seu percurso até o receptor em sua casa. Uma das suas principais características é a qualidade do sinal que chega até a sua residência. Comparada ao cabeamento comum, a fibra óptica tem muito menos perda de dados. Para se ter uma ideia, o que se perde de sinal em 80 km de cabeamento óptico é igual ao que se perde em 300 m de cabeamento comum. Uma grande diferença que interfere diretamente no sinal que você utiliza para acessar a web.

A fibra óptica também tem uma vantagem para as cidades - para que o cabo óptico chegue até o destino, não é preciso fazer buracos nas calçadas, sendo facilmente acoplado aos postes de luz.

Um dos pontos a ser destacado é que a Unifique é uma empresa pioneira quando se trata desse tipo de transmissão. O cabeamento que chega à sua casa ou empresa é todo feito em fibra óptica, muito à frente de seus concorrentes que só utilizam essa tecnologia para transmitir o sinal entre cidades, finalizando com o cabeamento comum.

Com os planos da Unifique, você pode acessar a internet, assistir filmes e escutar músicas com até 30 Mb de velocidade.

E aí, já decidiu que tipo de transmissão você quer para a sua casa? Se você está pensando em assinar um plano com internet, verifique a disponibilidade dos dois tipos de redes, via cabo ou via fibra óptica, na sua cidade e avalie com um técnico Unifique qual é a melhor opção para você.

0 comentários
Deixe seu comentário
* Campos obrigatórios
Conecte-se a tudo que você ama Venha para a Unifique Onde você está?
Nós ligamos para você Informe seus dados e um de nossos consultores entrará em contato com você. Clique aqui