Blog

A tecnologia nos conecta Fique por dentro de tudo que rola em nosso blog

Segurança na rede: benefício de armazenamento em nuvem

Se você é dono de empresa, trabalha na área de tecnologia da informação ou mesmo de comunicação e marketing digital, provavelmente já ouviu falar do termo "cloud computing", que na sua tradução significa computação em nuvem.

Pode parecer complicado de início, mas o conceito é bastante simples. Um bom exemplo de cloud computing ou de armazenamento em nuvem é o que usamos no dia-a-dia com nossas fotos enviadas diretamente para a internet, ou mesmo com o uso de e-mail: todos os arquivos ficam disponíveis em qualquer lugar que tenha acesso à rede.

Em resumo, é dessa forma que as empresas vêm armazenando seus dados, já que as vantagens desse tipo de sistemas são muitas. E, neste artigo iremos contar quais são elas e porque sua empresa deve pensar nessa alternativa como uma possibilidade de economizar e ter mais segurança. Acompanhe!

A segurança

Precisamos começar pela chamada deste artigo, já que essa é uma das maiores preocupações das empresas. Afinal, armazenar seus dados na nuvem é seguro? Vamos ser diretos na resposta: sim, é muito seguro e podemos até mesmo dizer que a segurança é maior do que em um sistema tradicional. O motivo disso é que, apesar de ser completamente online, o armazenamento segue todas as regras necessárias de segurança de dados, com criptografia avançada.

E os benefícios do armazenamento na nuvem não param por ai! Sua empresa não fica mais responsável por todo esse processo, que exige máquinas potentes e backups atualizados, geralmente feitos manualmente, sob a supervisão de uma equipe treinada. Quando trabalhamos na nuvem, todo esse trabalho é deixado de lado, sendo gerado pela central do software e com backups, em maioria, ocorrendo todos os dias.

Mas a facilidade não gera descuidos, pelo contrário: como dissemos, esse sistema é altamente seguro. Então, mesmo que uma pane tome conta dos computadores da sua empresa, seus dados estarão a salvo.

E este é um dos principais motivos que fazem as organizações começarem a migrar todo o seu sistema de armazenamento para o cloud computing: segurança em todos os sentidos, até mesmo contra adversidades que podem surgir no meio do caminho.

Facilidade e flexibilidade

O sistema de armazenamento em nuvem é excelente porque traz mais flexibilidade e facilidade de acesso aos dados. Vamos supor que você está em uma viagem para encontrar um cliente em potencial. De onde estiver, poderá fazer seu trabalho e controlar o que a empresa está produzindo. Ou mesmo para quem divide o expediente em dois turnos: em casa e no escritório. Com o sistema, isso se torna possível de uma forma muito mais ampla e segura.

Outra vantagem que podemos citar no quesito flexibilidade, é o fato de que o plano pago a um servidor online pode ser alterado a qualquer momento de acordo com as suas necessidades.

Mas para trazer seu Data Center para nuvem, não faça da noite para o dia. Tudo deve ser muito bem testado, medido, para que não se torne uma verdadeira dor de cabeça para sua empresa e sua ideia genial não seja tão genial assim. A Unifique está preparada para lhe auxiliar nesse processo, com profissionais capacitados e infraestrutura de ponta, seu negócio só tende a crescer..

Economia

Por último, mas não menos importante, precisamos citar a economia que um armazenamento em nuvem promove. Imagine que sua empresa precisará aumentar a demanda dos dados e, se optasse pelo modelo tradicional, teria que investir muito em computadores e máquinas que aguentem tal crescimento. Com o cloud computing, isso não será necessário, sendo possível apenas modificar o plano de assinatura, que tem um custo bem menor do que investimento em máquinas. E esse plano pode ser alterado a qualquer momento, atendendo as suas necessidades do momento. Também não podemos esquecer os gastos com funcionários, que precisariam ficar responsável apenas pelo backup e manutenção das máquinas.

A tecnologia a serviço da produtividade

O cloud computing é um exemplo claro de como a tecnologia está cada vez mais trabalhando a nosso favor para aumentar a produtividade e a forma como encaramos o trabalho. Empresas inovadoras estão sempre em busca de formas de diminuir os custos e melhorar a relação funcionário-trabalho.

Um bom exemplo que podemos citar é o uso de softwares de gestão empresarial, que além de armazenar os dados da sua empresa na nuvem e realizar backups diários para manter a segurança, permite que você administre o seu negócio. Dessa forma, você consegue resolver dois problemas de uma vez só e, assim, economizar.

Esse tipo de sistema de gestão realiza os processos para organizar os dados de seus clientes, qualificar o fluxo de informações na empresa e integrar processos, o que contribui decisivamente para a produtividade. Ele permite emissão de relatórios, orçamentos, controle de estoque, controle de vendas, controle financeiro de maneira automatizada. Isso gera menos custos e deixa os colaboradores mais livres para fazerem aquilo que sabem de melhor, assim como acontece com o cloud computing.

Podemos citar um bom exemplo o GestãoClick, que é um sistema ERP online e um sistema de gestão financeira que faz esse tipo de trabalho de forma totalmente online. Mas, lembre-se: investimento não é gasto, portanto, ter em mente que trazer para sua empresa tudo aquilo que irá promover melhor atendimento aos clientes e mais produtividade é sempre benéfico.

0 comentários
Deixe seu comentário
* Campos obrigatórios
Conecte-se a tudo que você ama Venha para a Unifique Onde você está?
Nós ligamos para você Informe seus dados e um de nossos consultores entrará em contato com você. Clique aqui