A integração contábil é uma forma inovadora de gerir as relações entre empresas e contadores, visando maior agilidade nos processos, conectando o contador ao sistema de automação comercial (ERP) de um negócio.

Imagine não ter que lidar com pilhas de papeis e um monte de dados soltos em todo fechamento de mês. Se você é contador, sabe do que estou falando.

Foi pensando nisso que diversas empresas de tecnologia se dedicaram a criar uma solução para o acúmulo de documentos e dados contábeis.

Essa solução foi pensada para facilitar o dia a dia das contabilidades, reduzindo o tempo gasto em questões burocráticas e otimizando a relação com seus clientes.

Essa forma de gestão contábil informatizada é uma novidade no mercado e tanto contadores quanto empresários ainda possuem diversas dúvidas sobre o assunto. Pensando nisso criamos este post completo para você entender tudo sobre os benefícios da integração contábil. Confira:

Como funciona a integração contábil?

A ferramenta de integração contábil é uma tecnologia inovadora que obtém os dados de determinados sistemas de automação comercial (conhecidos como ERP) de maneira automática. Em vez de enviar seus documentos e dados de maneira manual, o contador obtém essas informações através de um programa de gestão em nuvem, integrado diretamente ao coração operacional da empresa contratante, o ERP online.

Ficam para trás os processos manuais ineficientes e demorados e entra em cena o monitoramento automatizado e conectado. Isso otimiza a forma como os contadores e empresas se comunicam sobre as rotinas contábeis.

Qual o passo a passo da integração contábil?

Um bom sistema de integração contábil deve seguir 3 passos claros:

1 – Conexão e confiabilidade

O primeiro passo é estabelecer uma conexão eficiente entre os dados da empresa e a central contábil. É preciso criar uma ponte tecnológica, segura e confiável, entre os dados contábeis da empresa e o contador. Quem faz essa ponte é justamente o sistema de integração contábil.

Neste padrão de operações os dados são transmitidos de forma rápida e protegida, garantindo agilidade e total segurança tanto para contadores quanto para empresas. Para operar de modo mais eficiente a integração contábil deverá estar incorporada ao sistema operacional dos contadores.

Neste quesito o GestãoClick sai na frente, sendo integrado aos principais sistemas de gestão contábil: Alterdata, Calima, Fortes, Nasajon, Prosoft e Questor.

A integração ocorre ainda com o ERP da empresa cliente. Feita essa conexão os relatórios de dados são devidamente convertidos e enviados diretamente para o contador.

2 – Envio de dados

No momento de fechar as contas, calcular impostos, taxas, pró-labores, lucro presumido, lucro real e outras tantas questões contábeis, a integração contábil simplifica e padroniza os processos. Esqueça os relatórios incompletos, dados incorretos ou demora no envio de documentações importantes.

A parte contábil da empresa integralizada se torna algo objetivo, direto e confiável. A integração contábil permite que o contador acesses relatórios e dados com segurança e agilidade.

Os dados são padronizados com precisão, oferecendo ao empresário mais tranquilidade e ao contador menos chances de erros e atrasos. Assim a movimentação financeira da empresa atinge um alto nível de excelência, evitando os erros comuns na digitação manual.

3 – Movimentação sob controle

Dentro do ambiente do sistema de integração contábil há um painel de controle onde o contador acompanha de perto o andamento de cada empresa cadastrada. Ele funciona como um workflow, ou ambiente de fluxo de trabalho, onde cada contador pode cadastrar seu login e gerir as informações enviadas.

Neste painel é possível acompanhar as rotinas financeiras de cada empresa cliente, acessar documentos, dados, relatórios, gráficos e estabelecer lembretes e alertas para as tarefas a serem executadas.

Tarefas como pagamentos, vencimentos de impostos e recolhimentos, envio de documentos contábeis e demais ações são supervisionadas para garantir que as empresas não atrasem com suas contas, evitando multas e dores de cabeça.

Quais são as vantagens da integração contábil?

A integração contábil veio para facilitar a vida de contadores e empresas, criando uma conexão entre o setor financeiro de um negócio com a central trabalhos de um contador. As principais vantagens deste modelo de gestão são:

Conexão entre contadores e empresas

Gerir diversas rotinas contábeis consome muito tempo. Isso pode se refletir em atrasos para fechamentos de contas, gastos com mão de obra e, claro, há sempre o risco de erros de digitação e interpretação dos dados.

Ao organizar as informações contábeis num só lugar, o contador não apenas ganha mais tempo, mas otimiza suas operações, alcançando excelência em sua prestação de serviços.

Ao automatizar a rotina contábil a integração contábil reforça a confiança das empresas em seus contadores. Todos saem ganhando. O empresário recebe um serviço mais qualificado e o contador maximiza o seu trabalho sem perder a qualidade.

Empresas mais felizes

No fundo nenhum empresário gosta de perder tempo cuidando das rotinas contábeis de seu negócio.
Nem sempre é fácil para o empresário, ou setor responsável, gerir todos os relatórios contábeis mês a mês. Muitas empresas acabam tendo que investir em mais mão de obra para enviar corretamente todos os dados exigidos pelos contadores.

Neste ponto a integração contábil facilita a vida das empresas com um sistema automatizado de envio de relatórios, economizando tempo e dinheiro, possibilitando ao empresário uma gestão mais enxuta e dinâmica.

Menos erros

Todo contador sabe a dor de cabeça que é um relatório errado. No mundo dos contadores a exatidão é uma virtude sagrada. Apenas um número fora do lugar pode representar intermináveis horas para corrigir um erro aparentemente simples.

Com a integração contábil há mais precisão no envio e análise dos dados financeiros de uma empresa. Como o sistema funciona integrado ao ERP da empresa cliente, o contador recebe fielmente os relatórios contábeis, sem margens para erros de digitação ou troca de dados.

Comunicação otimizada

Quando chega o final do mês o contador tem que lidar com uma enxurrada de clientes enviando seus relatórios através de diversos meios de contato: telefone, fax, e-mail e tantos outros. Por conta disso perde-se muito tempo verificando cada um desses canais para formatar todas as informações de maneira clara e concisa.

Com a integração contábil todas as informações são enviadas para um único canal, o painel de controle do contador. Isso otimiza também as chamadas e eventuais alertas aos clientes. Caso o cliente tenha documentos a serem enviados para a Receita Federal, por exemplo, é possível alerta-lo de maneira eficiente e centralizada.

Ambiente de trabalho funcional e claro

Quando pensamos em contabilidade imaginamos uma mesa com pilhas de papeis, calculadoras e muitos números soltos. Com a integração contábil o ambiente de trabalho do contador se torna mais intuitivo e funcional.

Em vez de pilhas de documentos, planilhas de fácil leitura, relatórios detalhados e maior organização.
Na área de trabalho ficam dispostas as empresas que possuem integração contábil com seus sistemas ERP, exibindo informações como planos de contas, receitas, despesas, documentos arquivados e tarefas pendentes. É possível ainda gerenciar toda a parte fiscal, enquadramentos tributários e demais questões num só clique.

Acesso gratuito e bônus

No caso da integração contábil da GestãoClick o acesso à ferramenta do contador é gratuito. Para isso é necessário que as empresas clientes do contador sejam usuárias do sistema de gestão online da GestãoClick.

A GestãoClick possui ainda um programa de indicação com bônus de 30% dos valores das mensalidades de seus usuários. Assim o contador tem nas mãos uma ferramenta gratuita e que ainda rende lucros mensais.