Centro de Distribuição da Unifique recebe Certificação Lixo Zero.
A operadora catarinense é a primeira empresa do setor de Telecomunicações a ter uma de suas unidades (CD) reconhecida e certificada pelas boas práticas ambientais.
31/01/2022 @ 16:44

Timbó, 01 de fevereiro de 2022 – A Unifique (B3: FIQE3 BZ) – operadora catarinense de Telecomunicação, eleita a melhor Banda Larga e Telefonia Fixa do Brasil, pela Pesquisa de Satisfação do Consumidor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) -, é a primeira empresa de Telecomunicações do país a receber o Certificado Lixo Zero pela excelência no tratamento de resíduos em seu Centro de Distribuição (CD), em Timbó, Santa Catarina.

As boas práticas corporativas e ambientais já são parte do dia a dia das unidades da operadora, fortalecendo a conformidade com os conceitos ESG (Environmental, Social and Governance). As condutas do projeto Lixo Zero, que levou 9 meses de implantação, passaram por um processo de certificação, realizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), representante no país da certificadora ZWIA - Zero Waste International Alliance (Aliança Internacional Lixo Zero).

Para a obtenção do selo Lixo Zero, o Centro de Distribuição da operadora passou por uma auditoria do ILZB, o qual constatou que a operadora alcançou o índice de desvio de aterro sanitário e industrial de 99,3%. Esse percentual é o estado da arte e ultrapassou a exigência mínima do instituto, que é de 90%.

A logística do descarte e destinação de materiais no CD da Unifique foi auditada por uma equipe do instituto, que incluiu também a análise dos processos internos referentes a fornecedores e empresas recicladoras ou reutilizadoras de materiais, que têm contrato com a operadora. “Toda a cadeia que trabalha no CD da Unifique deve seguir as mesmas normas de boas práticas. Para isso, treinamos nossos cerca de 200 colaboradores diretos e de empresas terceirizadas para que todos trabalhem em conformidade com as regras de sustentabilidade dos materiais que chegam e saem do nosso CD.”, afirma Anelise Tambosi Sdrigotti, assessora da presidência da Unifique e responsável pela implementação do selo Lixo Zero.

"Práticas sustentáveis estão totalmente em concordância com nossos valores e com o jeito de ser Unifique. A Certificação Lixo Zero vem somar às boas práticas sociais e ambientais promovidas na companhia e fortalecer nossa contribuição para inspirar e levar essas ações para toda a comunidade", afirma o CEO da operadora, Fabiano Busnardo.

Os resíduos analisados foram materiais de rede e de transmissão de internet e acesso à TVHD, como roteadores e fios utilizados na implementação da rede de fibra óptica, além de resíduos vindos dos POPs (Pontos de Presença), locais onde ficam os equipamentos de Telecomunicações que permitem o acesso local à Internet. A destinação de outros materiais operacionais como papel, papelão, madeira, isopor, e plástico também foram auditados.

Ao longo de 2022, outras áreas, unidades e lojas da Unifique vão passar pelo mesmo processo de certificação e conquista do selo Lixo Zero. Cada uma dessas áreas tem suas especificidades e deverão seguir as recomendações do ILZB.

A Certificação Lixo Zero é a única em vigor atualmente no país reconhecida pela ZWIA. Tem o objetivo de promover alternativas para evitar que os resíduos sólidos sejam enviados a aterros ou incineração e prejudiquem o meio ambiente.

Conforme os princípios da ZWIA, em consonância com o conceito ESG, todos os materiais descartados são recursos; todos os resíduos gerados na área a ser certificada não devem ser queimados em temperaturas acima de 100°C (incineração, coprocessamento, reaproveitamento energético, exceto para os materiais renováveis como madeiras descartadas) ou enterrados nos aterros sanitários.

Sobre a Unifique

Presente em cerca de 150 municípios nos três estados do Sul, a Unifique oferece serviços de acesso à internet, telefonia móvel e fixa, TVHD e data Center para uma carteira de 400 mil clientes, residenciais e corporativos. Melhor operadora de banda larga fixa e telefonia fixa do país, segundo a pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a empresa tem como missão facilitar a vida das pessoas. Para isso, investe continuamente com o objetivo de levar inovação tecnológica e serviços de excelência aos seus clientes. Fundada em 1997, em Timbó (SC), a Unifique abriu capital na bolsa de valores, em junho de 2021.

Sobre Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB)

Fundado em 2021, o ILZB representa no Brasil a ZWIA – Zero Waste International Alliance, movimento internacional de organização que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no mundo. O conceito Lixo Zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução ou o fim do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e ou para a incineração. Os 4 R’s do conceito Lixo Zero: repensar: acabar com a ideia que resíduos são sujos, não descartar no lixo comum ou misturar materiais que poderiam ser reciclados; reutilizar: diversos objetos e materiais podem ser utilizados de outra maneira antes de serem encaminhados para a reciclagem com o uso da folha de papel dos dois lados; reduzir: gerar o mínimo possível de lixo, utiliza residuários e contentores para acomodar os materiais, ao invés de lixeiras; reciclar: aproveitar a matéria prima do resíduo para fabricar o mesmo ou outro tipo de produto, sem encaminhá-lo para aterros.

Mais informações:

CDI Comunicação

Regina Diniz – regina.diniz@cdicom.com.br – Tel. (11) 3819-7998 | (11) 98572-4041  

Márcia Avruch – marcia.avruch@cdicom.com.br – Tel. (11) 3819-7964 | (11) 98397-7805  

COMPARTILHAR
Continue lendo sobre conexão unifique.
Onde você está?
Ligar agora
Assine com um de nossos especialistas.

Clique no número de telefone para iniciar uma chamada :)

Clique no botão para copiar o número de telefone :)

Receber ligação
Informe o número e um especialista te liga.
Fale no WhatsApp
Tecle as dúvidas e nosso time responde.

Clique no número da unidade para abrir o aplicativo e iniciar uma conversa por mensagem :)

Clique no número da unidade para iniciar uma conversa no WhatsApp Web.

Encontrar loja
Visite a loja Unifique mais perto de você.

Clique no endereço para abrir o mapa e ver como chegar.